Recuperação de Vidros Blindados (Delaminados)

Vidro Delaminado Vidro Delaminado

A Diamond Blindagens possui tecnologia de ponta para recuperar vidros blindados delaminados.

Possuímos maquinários e mão de obra especializada para o conserto dos vidros blindados de seu veículo, com custo bem inferior ao valor de um vidro novo.

O vidro blindado delaminado é facilmente visível, pois acaba formando as famosas bolhas. A recuperação logo no início garante menor risco de distorção ótica.

Importante: O vidro blindado delaminado reduz significativamente o nível de proteção balística. A sua manutenção ou substituição é indispensável para a sua segurança!

Atendemos carros blindados de qualquer blindadora!

O que é vidro delaminado?

O vidro blindado é, na verdade, um “sanduíche” de materiais com características físicas bem distintas. Ele é formado de camadas de cristal e polímeros (policarbonato, poliuretano e polivinil butiral são os mais comuns, mas depende bastante da receita de cada fabricante), que são curvadas em fornos e unidas entre si numa máquina chamada “autoclave”. Sob ação de temperatura e pressão, esses diferentes materiais se fundem e se tornam uma única peça.

Com a passagem do tempo e a exposição do vidro às intempéries, essas camadas tendem a se separar – pois cada uma se comporta de forma diferente à ação dessas forças. Quando elas se separam, entra ar e voi là: delaminação. O processo de recuperação desses vidros é chamado “reautoclavagem” – um neologismo inventado para dizer que o vidro volta para a autoclave onde foi feito e é reprocessado, de modo que as camadas voltem a se unir. Este processo só funciona se não houver contaminação interna do vidro ou trincas externas. Em qualquer caso, há risco de quebra na máquina e aí é necessário comprar um vidro novo. Quando há contaminação da última camada, de policarbonato, é necessário trocá-la.

CUIDADO: Muita atenção, pois existem empresas que removem a camada de policarbonato e não voltam a colocá-la! Esta é sem dúvida a maneira mais fácil de se livrar da delaminação, mas junto com as bolhas está indo a proteção balística contratada.

Existem hoje uma série de empresas “freelancers” que vendem serviços de recuperação de vidros blindados. Cuidado aí, pois o vidro blindado é considerado um produto controlado pelo Exército Brasileiro e, para manuseá-lo, a empresa precisa ser credenciada para tal. Exija o Certificado de Registro (CR) da empresa instaladora e, caso precise substituir alguma peça, exija o Relatório Técnico Experimental (Retex) que atesta que o fabricante do vidro teve sua “receita” aprovada pelo Exército. Desta forma, você adiciona alguns anos de vida útil a sua blindagem, conseguindo um melhor valor de revenda na hora da substituição.